Redes Sociais para Hotéis

Redes Sociais para Hotéis

Não é mais novidade que as redes sociais inovaram os setores comerciais em decorrência das diversas possibilidades de visibilidade que as mesmas permitem, e com o nicho hoteleiro não seria diferente, não é mesmo?

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E diferente do que muitas pessoas pensam, as redes sociais para hotéis são extremamente importantes por se tratar de um nicho de mercado que é bastante visual.

Além do mais, grande parte do público que consume conteúdos de hotelarias, estão nas redes sociais.

E a busca por conexões, experiências, informações, fotos e vídeos, é muito grande por parte desse público. Fazendo esse ser um dos motivos para ser tão importante estar nas redes sociais e utilizar as estratégias para a mesma.

Dessa forma, adotar uma estratégia que vise contribuir para a melhoria das redes sociais dos hotéis, é algo que precisa ter atenção.

Afinal, as redes sociais são excelentes mecanismos de estratégias para quem deseja aumentar o número de reservas.

No entanto, mesmo que esteja se tornando comum a utilização das mídias digitais para uma melhor visibilidade do empreendimento e, consequentemente um aumento no número de reservas, muitos empreendedores do setor ainda possuem certo receio em dedicar um tempo ou investir para que as redes sociais do hotel, fiquem mais atrativas.

E, é por essa razão, que o texto de hoje será voltado para desmistificar a ideia de que as redes sociais para hotéis são um “bicho de sete cabeças” e, mais do que isso, iremos evidenciar que as mesmas ainda podem trazer excelentes resultados se realizada de uma forma bem feita.

Quer saber mais sobre o assunto e enriquecer as redes sociais do seu hotel? Então leia o conteúdo até o final!

O que é a estratégia de redes sociais para hotéis?

A constante evolução da forma como os usuários utilizam as redes sociais, tem proporcionado cada dia mais uma maior visibilidade para empresas e pessoas que trabalham com mídias digitais.

Redes Sociais para Hotéis

E essa facilidade de conexão, permite que empresas e potenciais clientes se relacionem de uma forma mais estreita.

E isso ocorre devido a forma como as próprias empresas, inclusive as hoteleiras, tem se posicionado frente ao marketing e a publicidade da empresa.

E as redes sociais para hotéis, em suma, fazem o uso de plataformas que possibilitam um maior reconhecimento de marca frente ao público, além de aumentar também a sua visibilidade.

.Que o marketing digital para hotéis tomou uma grande proporção nos últimos, saiba mais !

Esses fatores fazem com que o trafego para os canais escolhidos, sejam mais eficazes e que um público mais restrito e qualificado chegue até os seus canais de comunicação.

Dessa forma, oferecer conteúdo de alta qualidade para que sejam distribuídos através dos perfis que o hotel possuir, irá interagir com o seu público, para que os mesmos contribuam com análises, métricas e feedbacks das estratégias que estão sendo utilizadas.

Atualmente, as redes sociais de mídias digitais mais utilizadas são, Facebook, Linkedin e Twitter; as plataformas voltadas à imagem são, Instagram e Pinterest, e as plataformas de vídeo são TikTok e YouTube.

Por que o Marketing Digital para Hotéis é tão importante?

Os benefícios de investir em marketing digital para redes sociais para hotéis, são inúmeros, mas no texto de hoje, separarmos os principais motivos para te convencer que essa pode ser a oportunidade que faltava para o seu hotel.

Veja a seguir as 4 razões para começar agora mesmo!

  1. Ter uma audiência mais qualificada

Quem você já pensou em quem pretende impressionar com sua a sua empresa? Ou melhor, você sabe quem é o público que consome o seu conteúdo e pode ser seu potencial cliente? E o que eles sabem sobre você?

As empresas precisam considerar a capacidade do Marketing Digital de construir um público que se conecte com um produto e se torne fiel.

O Marketing Digital atrai pessoas que realmente se preocupam com as soluções ou produtos que estão sendo comercializados.

Você pode usar qualquer um dos métodos de organização desses contatos — como endereços de e-mail, seguidores em redes sociais ou assinantes de um boletim informativo — para consolidar ainda mais seu relacionamento com eles.

Com o tempo, esse grupo se tornará um ativo inestimável para sua empresa e você não irá direcionar o seu conteúdo para pessoas que não sejam qualificadas a recebe-los.

  1. Ter presença digital

Sabemos que o Google é o maior mecanismo de pesquisa online do todo o mundo.

Redes Sociais para Hotéis

E um bom investimento em marketing digital para o mercado de hotelaria pode ajudar para que a sua empresa apareça mais facilmente nos resultados de pesquisa e ser descoberta digitalmente, reduzindo significativamente os custos de aquisição de clientes.

O seu hotel não aparecerá apenas quando alguém pesquisar uma solução que sua empresa oferece, mas também quando alguém pesquisar pela sua própria empresa nos mecanismos de pesquisa do google.

Para ficar mais evidente a importância de estar visível nos canais de pesquisa do google, basta olhar alguma experiência que você já teve ou até mesmo alguém que você conhece.

Pois pesquisar uma empresa no Google ou até mesmo em alguma rede social e não encontrar é bastante frustrante.

Então, hoje em dia, ter uma presença digital é extremamente importante, pois se um potencial cliente está procurando pela sua empresa e não consegue encontrá-la na internet, é muito provável que esse cliente não entre em contato com você, e não é isso que queremos, certo?

E é claro que ter uma presença digital vai muito além somente dos buscadores e das redes sociais.

Ter um site com nome de domínio próprio é o requisito mínimo para que sua empresa tenha uma boa presença digital.

  1. Se destacar entre os concorrentes

Muitas empresas ainda não perceberam a importância de investir em marketing digital para as redes sociais de um hotel.

Isso mostra que, se você começar a investir hoje, ainda poderá se diferenciar da maioria dos seus concorrentes, já que muitos ainda não notaram os benefícios que isso pode proporcionar aos negócios.

E atualmente, o marketing digital tem sido a melhor opção para empresas que precisam aumentar a receita de reservas.

Então se a sua empresa tem a oportunidade de se diferenciar da concorrência criando conteúdo de qualidade para as redes sociais e que ajude os clientes a identificar e resolver problemas questões, por que não investir agora mesmo?

  1. Baixo investimento para começar

Quando falamos em baixo investimento não estamos querendo dizer que o marketing digital não tem nenhum custo, não é isso.

Porém, com as ferramentas que existem hoje em dia, existem muitos recursos de segmentação e as mais diversas estratégias que podem ser utilizadas ao favor do seu empreendimento.

Por exemplo, investir em marketing digital é muito mais barato do que investir em mídia tradicional que, inclusive já não é muito utilizada.

Então com o tempo, o investimento em fazer marketing digital está ficando cada vez mais acessível.

Não é atoa que grandes empresas do nicho hoteleiro têm adotado e utilizam estratégias digitais para alavancarem o seu negócio.

Melhores estratégias de redes sociais para Hotéis

  1. Planejamento estratégico

Para desenvolver uma estratégia de redes sociais para hotéis é importante pensar na sazonalidade dessa estratégia.

Mas o que quer dizer isso? Resumidamente, um planejamento estratégico, ou seja, posts sazonais, significa realizar postagens em datas predeterminadas.

Isso permitirá que as postagens sejam realizadas em dias diferentes e atenda necessidades diferentes a depender da temporada em que o conteúdo for postado.

Geralmente, hotéis observam as temporadas: alta, média e baixa, para inspirarem as suas postagens temáticas.

Por exemplo, em momentos de baixa temporada, utilizar as redes sociais para realizar postagens e compartilhamentos de promoções, pacotes e descontos, pode ser uma excelente estratégia.

Já na alta temporada, geralmente, as mensagens se concentram devido a popularidade da época, sendo assim, a estratégia a ser utilizada, deve ser outra.

É por este motivo que um planejamento estratégico pode ajudar as redes sociais para hotéis a direcionar melhor quais ações devem ser tomadas a depender da temporada.

  1. Poste o conteúdo adequado em cada plataforma de mídia social
Redes Sociais para Hotéis

Diferentes plataformas de redes sociais para hotéis exigem diferentes conteúdos, e diferentes conteúdos, atraem diferentes públicos.

O que queremos dizer é, adaptar seu conteúdo ao público daquela determinada rede social, terá mais eficácia do que realizar disparos de postagens sem um objetivo especifico.

Por exemplo, o LinkedIn é uma rede mais voltada para os negócios, dessa forma, o conteúdo direcionado para essa referida plataforma deve ser centrada em assuntos pautados em uma temática mais profissional.

No entanto, já o TikTok é mais popular por atrair um público mais jovem e que se interessam por assuntos mais corriqueiros e divertidos.

Enquanto o Twitter se apresenta como uma rede social mais voltada a postagem de mensagens, onde é possível postar os pensamentos de quem utiliza essa rede.

Já a base de usuários do Facebook, pode ser compreendida como uma base mais madura. Nessa rede podemos encontrar um ambiente um pouco mais familiar e com uma boa busca turística.

Enfim, cada rede social proporciona um modelo de experiência diferente e em todos será possível adaptar as suas postagens para atingir os mais diversos públicos.

  1. Tenha um WhatsApp profissional conectado as redes sociais do Hotel

O WhatsApp já tem mais de três bilhões de usuários por todo o mundo, sendo uma das plataormas mais utilizadas entre os usuários.

É também uma plataforma muito rica para se ter conectado as redes socais de um hotel, principalmente se considerarmos a grande visibilidade que o mesmo está proporcionando ao mundo corporativo.

O WhatsApp foi projetado principalmente para ser utilizado através de mensagens de texto, ou seja, bate-papo por texto, mas também permite compartilhar arquivos imagens, vídeos e, hoje em dia, até receber pagamentos através do mesmo.

Dessa forma, utilizar o aplicativo do WhatsApp Business pode proporcionar uma ótima experiência para o seu negócio, pois é uma excelente ferramenta.

Utilizar essa ferramenta permite que você registre a marca do seu hotel, tornando mais fácil para o seu público-alvo encontrar você.

E, como dito anteriormente, você pode conectar a sua conta do WhatsApp Business às suas outras contas de mídia social que o seu hotel possuir, oferecendo aos seus clientes uma maneira fácil e rápida de se comunicar em um ambiente profissional.

Mais do que isso, essa ferramenta profissional do WhatsApp disponibiliza que os seus usuários gerem links de conversa com o intuito de facilitar promoções e eventos direcionados.

Além do mais, o seu perfil no WhatsApp ainda pode conter links diretos que levam para seu site e outras redes sociais, bem como informações de contato e fotos de perfil.

Além de ser possível fazer um catálogo digital no próprio WhatsApp que você pode utilizar para mostrar um pouco do seu ambiente hoteleiro ou até mesmo os pacotes que você possui no seu hotel.

  1. Análise de resultados e acompanhamento de concorrentes

Analisar os seus resultados e acompanhar como andam os seus concorrentes é extremamente necessário para ter redes sociais para hotéis que sejam realmente eficazes.

Isso porque para que você possa acompanhar o seu sucesso, você precisa entender o que tem funcionado e o que não tem funcionado com as estratégias digitais adotadas pelo seu empreendimento.

Outro ponto importante é analisar os resultados que os seus concorrentes tem, dessa forma, você verá quais as ações estão funcionando e quais não estão, para quem sabe, adotar na sua própria empresa.

Por exemplo, você pode descobrir que seu conteúdo de vídeo supera as postagens do blog. Isso pode ser devido ao seu conteúdo de vídeo promover eventos locais.

Dessa forma, essas informações podem ajudá-lo a compreender melhor o seu público e até mesmo criar uma melhor compreensão de suas necessidades e das suas estratégias.

Além disso, pesquise mais sobre a utilização de hashtags, pois essas são ações valiosas para quem realiza postagens no Instagram e Twitter que dão uma visibilidade maior à postagem.

  1. Produza mais conteúdos de vídeos para as redes sociais

Atualmente, não há quem não pare para assistir um conteúdo de vídeo que tenha sido postado nas redes socias.

Então, investir me vídeos para as redes sociais de hotéis, se tornou crucial se você deseja ter mais visibilidade nas redes sociais.

E muitas dessas plataformas, como Instagram, YouTube e TikTok, suportam conteúdo de vídeo.

Alguns até se concentram em um vídeo, como o IGTV e a versão chinesa do TikTok.

Dessa forma, adicionar a produção de conteúdo audiovisual ao seu plano de estratégias de marketing de mídia social aumentará ainda mais a quantidade de pessoas que visualizam suas postagens.

Os vídeos ajudam a aumentar a probabilidade de uma pessoa permanecer em uma página na rede social e incentivam ainda mais o engajamento do conteúdo com a sua rede social.

Isso ocorre porque o vídeo incentiva as pessoas a se concentrarem nele, o que aumenta as chances de elas interagirem com sua postagem e até mesmo compartilharem os seus conteúdos.

Em decorrência dos algoritmos usados ​​pelas redes sociais, o conteúdo audiovisual se tornou crucial para qualquer marca, empresa, negócio, pessoa, etc.

Sendo assim, criar conteúdo adaptados as plataformas específicas ajuda a aumentar o alcance orgânico da sua rede social, o que é excelente para que seu conteúdo seja visto por mais pessoas.

DICA: Vídeos curtos, mas, interessantes, são ideais para plataformas como Instagram ou TikTok. Já os vídeos mais longos que possuem uma linguagem mais pessoal são ótimos para serem postados no Youtube.

Que tal fazer um vídeo institucional mostrando um pouco do que o seu espaço tem a oferecer?

  1. Faça postagens regulares

O segredo para atrair potenciais hóspedes para as suas redes sociais é a realização de postagens regulares de conteúdo.

Afinal, de nada vai adiantar ter vários perfis nas mais diversas redes sociais e publicar uma vez ou outra, por exemplo. Então já adiantamos que essa atitude não trará resultados para o engajamento das suas redes sociais.

Entretanto, se você criar um conteúdo que seja de boa qualidade, e que se demonstre relevante para os seguidores das redes sociais do seu hotel, fará até mesmo que os mesmos compartilhem em suas redes sociais.

Mas vale lembrar que, a produção do conteúdo que você deseja postar em sua rede social precisa fazer sentido com a sua marca e com o perfil do público que segue você, ou seja, um público mais turístico, afinal, estamos falando de redes sociais para hotéis, não é mesmo?

Então se atente quanto a seguir as modinhas da internet que não façam sentido com o conteúdo do seu perfil.

  1. Interaja com os seus seguidores

Outra dica importante se você deseja engatar com as redes sociais, é a interação com os seguidores dos perfis que o seu hotel possuir.

Responder comentários realizados nas suas postagens, sejam positivos ou, até mesmo negativos, demonstra que o perfil do seu hotel realmente se importa com os seguidores.

Além do mais, ignorar algum tipo de comentários nas redes sociais, por exemplo, pode gerar uma repercussão desnecessária no perfil.

E o resultado dessa falta de atenção pode gerar perda de possíveis potenciais clientes, ou seja, de negócios.

Da mesma forma que responder comentários que sejam positivos sobre o seu hotel, também pode ter uma repercussão positiva sobre o seu empreendimento hoteleiro.