Marketing Digital para Hotéis

Marketing Digital para Hóteis

Não é novidade que antes de qualquer planejamento de viagem, o que as pessoas fazem primeiro é procurar o destino na internet.

E é por este motivo que o marketing digital para hotéis tem sido pauta bastante importante entre as mais diversas empresas hoteleiras que possuem como objetivo aumentar o número de pessoas que buscam pela sua hospedagem.

Mas para que isso aconteça, além de todos pontos positivos que um hotel deve oferecer aos seus hospedes, como uma boa recepção, um bom atendimento, limpeza e organização em dia, entre outros, é preciso pensar em como demonstrar isso digitalmente para as pessoas.

. As Redes sociais para hotéis são um “bicho de sete cabeças”, Saiba(+) !

Com os avanços tecnológicos e, principalmente com o aumento de usuários que hoje usam as redes sociais para navegação, o marketing de “boca a boca”, já não produz mais efeito.

Enquanto um anúncio que circula nas redes sociais pode alcançar até 100 mil pessoas, o marketing de boca a boca, alcançara um pequeno grupo que conheça quem visitou o seu hotel ou sua rede.

No entanto, isso não quer dizer que os mesmos venham a reservar com você, na verdade, a probabilidade de que isso aconteça é extremamente mínima, diferentemente das divulgações online.

E em decorrência do uso das redes sociais antes, ou melhor, da internet como um todo, é evidente que a imagem de um hotel é a primeira coisa que fica para quem está em busca de uma estadia.

Pois a forma como compramos, escolhemos, encontramos estadias em hotéis, resorts ou pousadas, se modificou e tem se adaptado cada dia mais aos critérios das redes.

Portanto, se você é empreendedor do ramo hoteleiro, ou até mesmo um estudante de marketing digital ou profissional que queira se especializar na área, você precisa saber mais sobre marketing digital para hotéis.

E, para que você possa destacar frente aos concorrentes, confira este texto que preparamos com as principais dicas que você saber sobre Marketing Digital para hotéis, pousadas, resorts ou hostel.

Entenda por que o Marketing Digital é importante para as empresas

Apesar de muitas empresas já terem percebido a importância do marketing digital para os negócios, para outras, ainda pode ser um assunto novo.

Então antes de mais nada, é importante você compreender como as ações do marketing digital podem influenciar nos seus negócios.

Mas afinal, do que se trata o marketing digital?

Basicamente, o marketing digital é um conjunto de práticas que são realizadas através dos meios digitais que permitem uma maior visibilidade dentro do mundo virtual, seja para aumentar a receita do negócio outras finalidades

Mas diferente do que muitos pensam, essas práticas não acontecem somente nas redes sociais.

Outras ferramentas também são utilizadas para ajudar a potencializar os negócios através das redes sociais, como, trafego pago, que se referem aos anúncios patrocinados (ADS), marketing de conteúdos, a otimização de sites, entre outras.

Para que o marketing funcione para uma empresa, é necessário estabelecer um planejamento estratégico onde todas as pautas e todas as etapas devem ser seguidas para que os objetivos definidos, sejam alcançados.

Além do mais, ter um marketing digital ativo para a sua empresa, garantirá aos negócios:

  • A garantia de uma presença mais forte digitalmente,
  • Falar com público correto,
  • Garantir preferência frente a concorrência,
  • Evidencias os pontos positivos da empresa,
  • Aumentar a receita,
  • Construir uma audiência solida e mais qualificada, e
  • Analisar como anda os resultados da empresa.

Agora que compreendemos um pouco sobre o que é o marketing digital e a sua importância para o crescimento de uma empresa, vamos ao que interessa: marketing para hotéis!

Marketing Digital de sucesso para hotéis

Marketing Digital para Hóteis

Que o marketing digital para hotéis tomou uma grande proporção nos últimos, não é novidade para ninguém. Ou talvez até seja, mas iremos desmistificar esse investimento no texto de hoje.

. Saiba os benefícios de investir nas redes sociais para hotéis, Saiba(+)

A grande questão é: as estratégias adotadas tem sido eficazes, estão trazendo resultados, o investimento tem valido a pena?

Escolher as ações que serão tomadas, ferramentas adequadas e principalmente a estratégia digital que será utilizada, é de suma importância para garantir que o negócio não afunde por falta de uma boa estratégia.

Afinal, somente “sobreviver” não é uma opção para quem investe no nicho hoteleiro, não é mesmo?

Mas para ter um marketing para hotéis de sucesso, é importante conhecer alguns caminhos principais a serem percorridos.

E nós os separamos logo abaixo para que não reste duvida sobre quais atitudes tomar e quais é melhor evitar que aconteça

Confira!

  1. Determine a sua persona ou o seu público alvo
Marketing para Hotéis - Persona

Primeiramente, é preciso ter conhecimento sobre qual o tipo de público que interagem com o seu negócio e qual o público seria interessante para o seu hotel, afinal, o público de viajantes é diverso e bastante amplo.

Ter a definição do cliente ideal contribuirá para que a linguagem correta seja utilizada com os clientes em potenciais.

E ter uma comunicação assertiva proporcionará, tanto ao seu negócio hoteleiro quando ao cliente, uma experiencia mais completa.

E para evidenciar o quanto isso é importante, suponhamos que o seu hotel trabalhe com ambientes compartilhados, como banheiros, cozinha, espaços de lazer, etc, essa comunicação assertiva com o seu público, permitirá que ele veja de fato o seu hotel como é.

E isso evitará surpresas e possíveis desconfortos aos hospedes, afinal, o seu marketing foi tão claro que somente pessoas que se identificam com a cultura do compartilhar, ou não se importam, reservarão com você.

E mesmo considerando que você atraia um público que seja parecido e possua os mesmos interesses, ainda haverá diferença entre eles.

E uma vez que você conseguiu identifica-las, ficará ainda mais fácil oferecer as opções adequadas aos seus clientes.

E é essa se torna a mágica de ter bem definido o seu público ideal ou sua persona ideal.

  1. Invista em relacionamentos

Se você pretende iniciar com uma estratégia de marketing digital para hotéis, irá perceber o quão importante é a construção de um relacionamento solido através das redes sociais.

Assim, a sua estratégia focada em redes sociais, deverá ser atrativa e despertar o interesse para que os clientes em potencial interajam com o seu conteúdo.

Publicações interessantes e atraentes aumentam a possibilidade de engajamento e, consequentemente de posicionar melhor o seu hotel.

E se a estratégia que será utilizada for a estratégia de Inbound Marketing, será extremamente necessário que os perfis nas redes sociais estejam receptivos para receber os leads que ali chegarão para relacionar com o seu empreendimento.

Assim, a estratégia de social media terá que cumprir com o objetivo de gerar tráfego para que a sua estratégia de conversão leve contatos qualificados para a sua base de leads.

Aproveite a oportunidade para reuni-los e construir um bom relacionamento com os seus clientes.

Por exemplo, imagine que você tem as seguintes opções de quartos: um misto e feminino, um quarto privativo para um casal e outro quarto confortável com tamanho suficiente para uma família.

Essa segmentação permitirá que você forneça ofertas apropriadas com base no contexto de cada cliente. Evitando, por exemplo, que aconteça a recomendação de um quarto duplo para uma família de quatro pessoas.

Isso é se relacionar!

  1. Transforme oportunidades em reservas

Por se tratar de uma hotelaria, oportunidades de reservas são potenciais hóspedes para o seu hotel.

Imagine que estamos em uma determinada época festiva do ano e o seu hotel oferece as vagas ideais para a referida data.

Mas como identificar os clientes que possuem o perfil ideal para reservar com você nessa determinada época do ano?

A dica é, através do marketing para hotéis, é possível mapear, através das segmentações, quais pessoas possuem características semelhantes que estão em busca de reservas nessa determinada data do ano.

Assim, será mais fácil realizar uma estratégia de remarketing para que, aquelas pessoas que ainda estiverem na dúvida sobre qual hotel reservar, acabe escolhendo o seu hotel.

Após essa etapa, é hora de engatar a estratégia de urgência aos seus clientes em potencial, a fim de que efetivem as reservas o quanto antes.

Dessa forma, aproveita a oportunidade para se comunicar de maneira clara, garantindo que as oportunidades de reservas disponíveis sejam entendidas pelos clientes interessados no seu hotel.

Uma ótima maneira de fazer isso é ser transparente sobre a política de reservas do hotel, especificando quantos dias os clientes tem para reservar e pagar ou aproveitar os descontos oferecidos.

  1. Tenha uma estratégia comercial mais incisiva
Marketing Digital para Hóteis - Estratégia Comercial

Durante o percurso da sua estratégia de marketing para hotéis, você conseguiu determinar a sua persona ou público ideal, criou um relacionamento eficaz, ofereceu melhor experiencia ao cliente, e até mesmo chegou ao momento de conversão, mas não conseguiu converter.

Nesses casos, após toda a estratégia fluir, se no momento da conversão não aconteceu a reserva, é preciso se atentar quanto a estratégia comercial que o seu hotel adotou.

Imagine que entre os clientes em potencial, você conseguiu identificar aqueles que vão para a sua região ou tem interesse em reservar com o seu hotel, e agora estão na etapa de decidir sobre qual hotel ficar.

É nesse momento que o seu hotel deve reafirmar e engajar com as estratégias comerciais para não perder nenhuma reserva.

E para essa etapa, a dica que damos é:

  • Tenha uma conversa clara, rápida e eficaz com o seu cliente, pois isso demonstrará interesse em recebe-lo,
  • Demonstre os pontos positivos que o seu hotel ou a sua região tem a oferecer aos hospedes,
  • Forneça todas as informações necessárias aos seus possíveis hospedes, evitando que os mesmos sintam dúvidas sobre reservar ou não com você,
  • Ofereça um brinde a aquele hospede que fechar com você na hora, isso pode ser o atrativo que faltava para a efetivação da reserva.

O importante é que nessa etapa o passo a passo para não perder a conversão, esteja bem definido e planejado.

Dessa forma, se a sua estratégia comercial estiver bem definida e, principalmente alinhada com toda a sua equipe comercial, a possibilidade de aumentar o número de reservas será ainda maior.

Mas atenção, não foque apenas em novos potenciais clientes, aproveite e fortaleça o relacionamento com os clientes já fidelizados para que não corra o risco de perde-los.

  1. Invista nas redes sociais do seu hotel/hostel/resort

Quando alguém lê sobre investir em marketing para redes sociais, logo pensa em produzir e postar boas fotos bons vídeos e estar sempre online para engajar com os seguidores.

De certa forma, isso é realmente verdade e muito necessário. Ter um perfil apresentável que instigue os seus seguidores e potencias clientes é uma arma bastante eficaz de mostrar um pouquinho do que seu espaço tem a oferecer.

No entanto, mais do que isso, investir em redes sociais também tem a ver com investir em estratégias que utilizem as suas redes.

E quando falamos em estratégias, nos referimos a utilizar ferramentas como:

  • Tráfego pago,
  • Otimização de sites (SEO),
  • E-mail marketing,
  • Vídeos para o YouTube,
  • Google Analytics,
  • Google meu Negócio (GMN),
  • Marketing de Conteúdos,
  • Inbound Marketing, entre outros.

Todas essas ferramentas podem, de forma incisiva, contribuir para que as estratégias nas redes sociais evoluam a ponto de atrair ainda mais hóspedes.

Então fique atento quanto a utilização das suas redes e se preocupe em utilizar de todos os meios que a mesma tem a oferecer!

Como aproveitar os resultados de uma estratégia de marketing digital para hotéis?

Para ter êxito com a estratégia de marketing para hotéis, pousadas, resorts, hostel ou afins, é de suma importância que a empresa esteja alinhada quanto as estratégias utilizadas e quais deverão ser adotadas para uma conversão.

O mercado hoteleiro possui algumas particularidades que, muito provavelmente, irão afetar na sua estratégia digital, bem como as próprias particularidades que cada empresa possui.

É por este motivo que ter uma empresa alinhada, e isso inclui todos os departamentos, é de extrema importância para usufruir ao máximo dos resultados que a sua estratégia irá proporcionar ao seu hotel.

Se necessário, realize um treinamento mais especializado com todos da sua equipe, principalmente com a sua equipe de racionamento com o cliente e de vendas.

Pois esses dois setores são incisivos após uma estratégia de marketing digital de sucesso.

Somente dessa forma, a equipe do seu hotel estará preparada para aproveitar de forma mais eficaz todo o trabalho realizado pelo marketing digital hoteleiro.

DICA BÔNUS!

Bom, entendemos a importância de investir em boas estratégias de marketing para hotéis, mas compreendemos que para estruturar um bom planejamento estratégico e colocá-lo em ação, é preciso ter um conhecimento mais específico.

Mas como você adotaria um marketing eficaz se o seu forte não são assuntos relacionados a marketing digital?

Bem, a resposta é simples: Contrate quem tem conhecimento! Essa é a dica que damos se você deseja alavancar ainda mais as suas reservas.

Como dito anteriormente, o marketing digital demanda de conhecimentos específicos que nem todas as pessoas possuem, e isso é extremamente normal.

Mas existem agências de marketing que estão prontas para desenvolver todo o seu projeto estratégico.

Inclusive, existem muitas que são especializadas para o marketing hoteleiro, com bons cases para apresentar e demonstrar que realmente as estratégias funcionam para esse nicho, funcionam!

Além do mais, ao contratar uma agência de marketing digital ou inbound marketing, você não terá que e preocupar com questões como produção de conteúdo, realização de fotos, campanhas de anúncios, entre outras ações.

Afinal, em uma agência, cada profissional é especializado em um ramo, ode o principal objetivo é fazer com que todas as etapas da estratégia, deem certo.

Interessante, não é mesmo?

Conclusão

Você já parou para pensar como anda o relacionamento com o seu público? Ou melhor, você sabe quem são os seus clientes em potencial? Como você tem se comunicado com eles? E como anda a visibilidade da sua empresa para esses clientes? As estratégias que você preparou estão sendo eficazes?

Todas essas perguntas são inerentes de quem deseja melhorar ainda mais a visibilidade que uma empresa tem em relação, tanto aos concorrentes, quanto aos clientes em potencial.

E todos esses pontos são questões tratadas no mundo do marketing digital para que uma estratégia dê certo.

E neste texto, vimos como o Marketing Digital permite que o nicho hoteleiro atraia ainda mais pessoas qualificadas e realmente interessadas em realizar alguma reserva no seu empreendimento.

Mais do que isso, ainda mostramos nesse texto quais são os caminhos que uma estratégia de marketing digitais para hotéis deve ter, e ainda falamos sobre como aproveitar ao máximo esses resultados que o marketing digital proporciona.

E visualizando todo esse cenário, fica claro que ter um planejamento estratégico de marketing digital ativo, só trará benefícios ao seu empreendimento.

Afinal, tudo é extremamente pensando com cuidado para que os melhores resultados sejam alcançados, além claro, de um acompanhamento bastante atencioso quando as métricas dessa estratégia adotada.

Bom, esperamos que você possa ter absorvido ao máximo todo o conteúdo produzido neste texto e que, de alguma forma, ele seja relevante para o seu negócio hoteleiro.

Se ainda tiver alguma dúvida, deixe nos comentários abaixo que teremos o prazer em responder. Caso tenha uma dica, compartilhe conosco!

Até mais!